Muda de Calabura - Muntingia Calabura
Simulador de Frete
- Calcular frete- Nome popular: Calabura.
- Nome científico: Muntingia calabura.
- Família: Muntingiaceae.
- Peso do pacote: 100 gramas.
- Grupo ecológico: Não pioneira.
- Ameaçada de extinção: Não ameaçada.
- Origem: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Góias, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Exótica.
- Locais de ocorrência: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul.
- Onde plantar: É ideal para reflorestamento e plantios de enriquecimento.
- Solo de plantio: Todos os tipos.
- Porte da árvore: De 5 a 10 metros.
- Utilidades: A calabura apresenta-se como uma ótima opção para os plantios de enriquecimento ou mistos com as essências florestais, visando a proteção à fauna. Devido ao rápido crescimento e intensidade de frutificação, despertou grande interesse, ao setor de manejo de fauna e áreas silvestres, como uma espécie de enriquecimento da flora. Ela é muito utilizada em projetos de reflorestamento, por crescer em solos pobres e de sua eficaz propagação tanto por estaquia como por sementes são alternativas que permitem a produção de mudas e consequentemente plantio em maior escala.
- Madeira: Madeira dura.
- Folha: Apresenta folhas grandes, alongadas, com bordas serradas ou dentadas.
- Flor: Suas flores são brancas e reunidas em inflorescências.
- Fruto: O fruto é do tipo baga, arredondado, de coloração vermelha. Polpa comestível, adocicada, contendo muitas sementes. O fruto mede cerca de 1,6 centímetros de comprimento e, o que é mais surpreendente, pode conter mais de 4 mil sementes imersas na polpa.
- Fruta comestível: Sim.
- Potencial paisagístico: Sim.
- Fenologia: As flores formam-se em julho-agosto. Sua frutificação inicia-se aos 2-3 anos e possuem curta longevidade.
- Propriedades Medicinais: Sim. As flores da calabura têm propriedades antissépticas, analgésicas e antiespasmódicas. São usadas em infusão para o alívio de dores de cabeça e os primeiros sintomas de um resfriado.