- Nome Popular: Capixingui, tapixingui, velame, capexingui.
- Nome Científico: Croton floribundus.
- Família: Euphorbiaceae.
- Grupo Ecológico: Pioneira.
- Ameaça de Extinção: Não ameaçada.
- Origem: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo.
- Locais de ocorrência: Sudeste, Sul.
- Onde Plantar: Praças, parques.
- Solo de Plantio: Áreas secas.
- Porte da Árvore: De 10 a 15 metros.
- Utilidades: Caixotaria, Marcenaria, Melíferas.
- Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,60 g/cm³), textura média, grã direita, superfície lisa ao tato, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, com alburno e cerne indistintos.
- Tronco: Tronco de 20-30 cm de diâmetro, revestido por casca fina com ritidoma lenticelado e de cor acinzentada devido à intensa proliferação de líquens.
- Folha: Folhas simples, alternas espiraladas, ovaladas a elíptico-ovaladas, com látex pouco visível, pubescentes e com nervuras imersas na face superior, prateadas e com nervuras proeminentes na face inferior, de 8-12 cm de comprimento por 5-6 cm de largura, com pecíolo de 1-3 cm.
- Flor: Inflorescências em racemos curtos, com flores femininas basais e masculinas apicais.
- Fruto: Fruto cápsula tricoca equinocárpica, com deiscência explosiva, contendo sementes marrom-brilhantes com carúnculo.
- Fruta Comestível: Não.
- Potencial Paisagístico: Não possui perfil ornamental.
- Fenologia: Floresce durante os meses de outubro-dezembro. A maturação dos frutos verifica-se em janeiro-fevereiro.
- Propriedades Medicinais: Não.
- Tempo Médio de Emergência: 30 Dias.
- Sementes por Quilo: 24900.
- Sementes por Pacote: 6225.
- Sementes por Cova: 2.
- Mês de Coleta: Fevereiro.
- Classificação: Recalcitrante.
- Longevidade e Armazenamento: As sementes do capixingui apresentam viabilidade curta, não ultrapassando quatro meses (Lorenzi, 1992). Contudo, utilizando-se do teste de Tetrazólio, elas apresentaram 100% de sementes viáveis após 22 meses.
- Quebra de Dormência: Quanto ao comportamento da germinação, as sementes de capixingui mostram ser termossensíveis e, quanto ao tipo de dormência, apresentam dormência endógena, necessitando de alternância de temperatura para facilitar a germinação.
- Como Plantar: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso, cobrindo-as levemente com uma fina camada do substrato peneirado e irrigando-se duas vezes ao dia. A taxa de germinação é geralmente baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 4-5 cm, as quais devem ser plantadas no campo em 4-5 meses. O crescimento no campo é rápido.