Melhores preços e qualidade em mudas florestais

Entrega rápida e pagamento seguro

Semente Guanandi - Calophyllum Brasiliense – 1kg

Seja o primeiro a avaliar este produto

R$160,00

Sem estoque

Opções Adicionais

Descrição Rápida


Contém 1 pacote com 1 quilo de sementes de Guanandi - Calophyllum brasiliensis, com cerca de 400 sementes.

**Entrega para o final do mês de abril**



CONTATO:


 (43) 3324-7551 - Paraná


(43) 4141-2222 - Paraná 
(11) 4063-5206 - São Paulo
(31) 4063-7206 - Minas Gerais


 atendimento@clickmudas.com.br


 

Sementes com ótimas taxas de germinação e crescimento! É uma espécie indicada para plantios comerciais, pois possui altíssimo valor agregado.

Nome Popular Guanandi, olandi, olandim, galandim, jacareúba, gulande carvalho, guanandi carvalho, guanandi cedro, landim, mangue
Nome Científico

Calophyllum brasiliensis

Família Clusiaceae
Peso do Pacote 1 Quilo
Síndrome de Dispersão Zoocórica
Sinomínia Botânica Não
Grupo Ecológico Não Pioneira
Classificação Sucessional Secundária Tardia
Ameaça de Extinção Quase Ameaçada
Ocorrência conforme resolução SMA 08 - Estado de São Paulo Floresta Estacional Semidecidual - Centro, Floresta Ombrófila Densa - Litoral Sul , Floresta Ombrófila Densa - Sudeste, Mata Ciliar - Centro, Mata Paludosa - Centro, Mata Paludosa - Sudoeste, Restinga - Litoral Norte, Restinga - Litoral Sul
Origem Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins
Locais de Ocorrência Norte, Sudeste, Sul
Onde Plantar Praças, parques e jardins.
Solo de Plantio Áreas Alagadas, Áreas Úmidas
Porte da Árvore De 20 a 25 metros, De 25 a 30 metros
Utilidades Áreas Umídas e Alagadas, Construção Civil, Frutíferas para Passáros , Marcenaria, Mata Ciliar, Uso Ornamental
Madeira Moderadamente pesada (densidade 0,62 g/cm³), fácil de trabalhar, de textura pouco compacta, moderadamente durável quando exposta, com alburno bastante espesso.
Tronco Tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca suberosa fissurada.
Folha Folhas obovadas a oblongo-elípticas, coriáceas, glabras, com nervuras peninérvias, de 8-13 cm de comprimento por 4-5 cm de largura.
Flor Inflorescências em racemos axilares, raramente terminais.
Fruto Frutos do tipo baga, globosos, com percarpo (polpa) carnoso de cor amarelada.
Fruta Comestível Não
Potencial Paisagístico A árvore é bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral.
Fenologia Floresce durante os meses de setembro-novembro. A maturação dos frutos ocorre no período de abril-junho.
Possui Propriedades Medicinais? Sim
Propriedades Medicinais A goma-resina que exsuda da casca quando ferida é conhecida como “bálsamo-de-jacareúba” ou “bálsamo-de-landim”. Esta goma-resina, as folhas e a própria casca são empregadas na medicina tradicional. A goma-resina é aromática, amarga, adstringente e reputada como antirreumática. Também é empregada externamente para apressar a maturação de tumores e para o tratamento de velhas úlceras. Na região Amazônica o chá de suas folhas e casca é empregado para o tratamento de diabetes. Na medicina veterinária é usada para fortalecer os tendões dos animais.
Tempo Médio de Emergência 45 Dias
Sementes por Quilo 580
Sementes por Pacote 400
Sementes por Cova 1
Mês de Coleta Junho
Classificação Intermediária
Longevidade e Armazenamento Sementes armazenadas em sala apresentaram viabilidade por oito meses
Colheita A coleta das sementes é feita geralmente no chão. É fato comum, nos olandizais, encontrar-se montes de frutos e sementes já despolpadas, principalmente, por morcegos. A extração da semente dá-se por maceração, para remover o epicarpo e o mesocarpo do fruto, ficando o endocarpo aderido à testa, à semelhança do que se observa nas sementes encontradas no solo das florestas. Entretanto,recomenda-se também que o fruto seja utilizado para semeadura como se fosse semente, não havendo necessidade de despolpá-lo.
Quebra de Dormência O guanandi apresenta dormência tegumentar causada pelo endocarpo rígido ou causada por substância inibidora da germinação, sendo recomendada escarificação mecânica ou estratificação em areia úmida por 60 dias. Sem o tratamento de superação de dormência, a germinação prolonga-se por até seis meses. Contudo, sementes despolpadas por morcegos não necessitam de tratamento pré-germinativo, já que a remoção do pericarpo pelos morcegos acelera a protusão da radícula.
Como Plantar Semear os frutos ou sementes diretamente em recipientes individuais ou em canteiros contendos substrato organo-argiloso, cobrindo-os com mais ou menos 1 cm do substrato peneirado. A germinação geralmente é superior a 50%. Manter as mudas em ambiente semi-sombreado até próximo de serem levadas ao plantio no campo. O desenvolvimento das plantas no campo pode ser considerado rápido.

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se