Sementes de Fruta da Condessa - Rollinia mucosa - 250g
- Nome Popular: biriba, araticum, condessa, fruta-da-condessa, fruta-de-conde, braviola brava.
- Nome Científico: Rollinia mucosa.
- Família: Annonaceae.
- Grupo Ecológico: Não pioneira.
- Ameaça de Extinção: Não ameaçada.
- Bioma: Cerrado, Mata Atlântica.
- Origem: Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.
- Locais de Ocorrência: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul.
- Onde Plantar: Pomares domésticos.
- Luminosidade: Sol pleno.
- Solo de Plantio: Áreas úmidas.
- Porte da Árvore: De 10 a 20 metros.
- Utilidades: A madeira é utilizada para pequenas construções, para caixotarias e forros. Frutos comestíveis in natura.
- Madeira: Leve (densidade 0,32 g/cm³), textura média, grã direita, de baixa resistência mecânica e muito sujeita ao apodrecimento.
- Tronco: de 40-60 cm de diâmetro.
- Folha: Folhas simples, cartáceas, levemente discolores, revestidas por pubescência esbranquiçada na face inferior, de 10-25 cm de comprimento por e-8 cm de largura.
- Flor: De 1-3 flores com pedúnculos e pedicelos densamente recobertos por pelos verde-esbranquiçados.
- Fruto: O fruto é um sincarpo bacáceo formado pelos vários carpelos que se tornam carnosos e se soldaram durante o desenvolvimento, cujo peso pode atingir até 1,3kg.
- Fruto Comestível: Sim.
- Potencial Paisagístico: Amplamente utilizada em pomares domésticos e mesmo para fins comerciais em todas as regiões tropicais.
- Fenologia: Floresce durante os meses de julho-setembro. Os frutos amadurecem em dezembro-abril.
- Propriedades Medicinais: Sim. Suas folhas possuem várias propriedades medicinais como medicação sudorífica, carminativa, estomáquica, antirreumática e anti-helmíntica por via oral e, externamente em compressas e bochechos, no tratamento de estomatite, nevralgias e cefaleias, bem como, na forma de cataplasma em furúnculos e úlceras para induzir a supuração. Uma folha umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a enxaqueca. São aplicadas também, sobre ferimentos e úlceras, para evitar o ataque de insetos e suas larvas. As sementes trituradas são tóxicas e reputadas como eficiente meio para eliminação de piolhos e outras ectoparasitas, devendo evitar seu contato com os olhos pelo risco de causar cegueira.
- Sementes por Quilo: 3400.
- Sementes por Pacote: 850.
- Sementes por Cova: 1.
- Mês de Coleta: Abril.
- Classificação: Intermediária.
- Quebra de Dormência: Como são muito duras e apresentam acentuada dormencia, devem ser escarificadas mecanicamente ou deixadas temporariamente em solução ácida para melhora sua germinação.
- Como Plantar: Semear em canteiros semiassombreados contendo substrato organo-arenoso, cobri-las com um camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.