- Nome Popular: Juquiri.
- Nome Científico: Mimosa Regnelli.
- Família: Fabaceae-Mimosoideae.
- Peso do Pacote: 250 gramas.
- Grupo Ecológico: Pioneira.
- Ameaça de Extinção: Não ameaçada.
- Bioma: Cerrado, Mata Atlântica.
- Origem: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo.
- Locais de Ocorrência: Sudeste, Sul.
- Onde Plantar: Praças, parques e jardins.
- Solo de Plantio: Áreas úmidas.
- Porte da Árvore: De 0 a 5 metros.
- Utilidades: Florada Atraente, Lenha, Marcenaria, Mata Ciliar, Melíferas, Uso Ornamental.
- Madeira: Possui densidade 0,50 g/cm³, e sua cor é castanho-claro.
- Tronco: Tronco é tortuoso, as vezes com presença de multitroncos.
- Folha: Folhas são bipinadas, com seis a dez jugas, multifolioladas; os folíolos apresentam de 12 a 33 pares por pina, aproximados e lineares.
- Flor: Flores apresentam-se em capítulos globosos a ovóides, de coloração rósea ou lilás, medindo de 6 mm a 7 mm de diâmetro (sem os estames).
- Fruto: Fruto é um legume curto, setuloso, obscuro, medindo de 0,6 cm a 1,7 cm de comprimento por 0,4 cm a 1,2 cm de largura, oboval a oblongo achatado, cujas valvas cartáceas se abrem e separam-se do septo, depois dividindo-se parcialmente em articulações.
- Fruto Comestível: Não.
- Potencial Paisagístico: Possui grande potencial ornamental, devido a beleza de suas flores.
- Fenologia: Floresce de setembro a fevereiro, de acordo com sua região. A maturação dos frutos ocorre no período novembro-março.
- Tempo Médio de Emergência: 15 dias.
- Sementes por Quilo: 100000.
- Sementes por Pacote: 25000.
- Sementes por Cova: 5.
- Mês de Coleta: Março.
- Longevidade e Armazenamento: A conservação das sementes dessa espécie por 12 meses, em armazenamento, deve ser feita em câmara fria com embalagem de polietileno (24 µ de espessura), ou em sala de laboratório com embalagem de papel Kraft.
- Classificação: Intermediária.
- Quebra de Dormência: As sementes do juquiri apresentam dormência tegumentar, sendo necessário o emprego de tratamentos pré-germinativos para superá-la. Recomenda-se a imersão das sementes em água à temperatura inicial de 50 ºC a 96 ºC, com permanência na mesma água por 12 horas, e imersão em ácido sulfúrico concentrado por 10 minutos.
- Como Plantar: Recomenda-se semear as sementes dessa espécie em sementeiras e depois repicá-las para sacos de polietileno com dimensões mínimas de 14 cm de altura por 6 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho pequeno.