Sementes de Baru - Dipteryx alata - 250g
Simulador de Frete
- Calcular frete- Nome Popular: Cumbaru (MS), cumaru, baru, barujo, coco-feijão, cumaruana, emburena-brava, feijão-coco, pau-cumaru.
- Nome Científico: Dipteryx alata.
- Família: Fabaceae-Faboideae.
- Peso do Pacote: 250 gramas.
- Grupo Ecológico: Não pioneira.
- Ameaça de Extinção: Vulnarável.
- Origem: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo.
- Locais de Ocorrência: Sudeste.
- Onde Plantar: Reflorestamentos heterogêneos destinados a reconstituição da vegetação de áreas degradadas de preservação.
- Solo de Plantio: Áreas úmidas, áreas secas.
- Porte da Árvore: De 15 a 20 metros, De 20 a 25 metros.
- Utilidades: Carvão, Construção Civil, Frutíferas Comestíveis, Para Calçada.
- Madeira: Madeira muito pesada (densidade 1,10g/cm³), grã irregular a revessa, superfície pouco lustrosa, compacta, com alburno distinto, de alta resistência ao apodrecimento e ao ataque de organismos xilófagos mesmo em condições adversas.
- Folha: Folhas glabras. Folha com 4-7 pares de folíolos alados-peciolados. Folíolos apostos ou alternos, 6-12cm x 3,5-5cm. Árvore perenifolia a levemente caducifolia, comumente 5-10m x 15-40cm, podendo atingir 25m x 70cm.
- Flor: Inflorescência terminal até 20 centímetros de comprimento.
- Fruto: Drupa monospérmica de putâmen pétreo duríssimo, entremeado de densas fibras que partem do endocarpo, de baixa permeabilidade, o que dificulta seriamente a liberação da semente e sua germinação. Início da frutificação após 6 anos em plantio.
- Fruta Comestível: Sim.
- Potencial Paisagístico: A árvore é majestosa e elegante, além de proporcionar ótima sombra, podendo ser utilizada com sucesso no paisagismo em geral.
- Fenologia: Floresce a partir de meados de outubro, prolongando-se até janeiro. Os frutos amadurecem durante os meses de setembro-outubro.
- Propriedades Medicinais: Não.
- Tempo Médio de Emergência: 30 dias.
- Sementes por Quilo: 860.
- Sementes por Pacote: 215.
- Sementes por Cova: 1.
- Mês de Coleta: Setembro.
- Classificação: Ortodoxa.
- Longevidade e Armazenamento: 2 meses.
- Quebra de Dormência: Não há necessidade.
- Como Plantar: Colocar os frutos para germinar, logo que colhidos, em recipientes individuais preenchidos com solo organo-argiloso e mantidos em ambiente semissombreado.