Sementes de Maricá - Mimosa bimucronata - 100g
Ref: Maricá - Semente
- Nome popular: Maricá, silva, espinheiro, espinheiro de maricá, espinheiro de cerca.
- Nome científico:Mimosa bimucronata.
- Família: Fabaceae-Mimosoideae.
- Grupo ecológico: Pioneira.
- Ameaça de extinção: Não ameaçada.
- Origem: Alagoas, Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.
- Locais de ocorrência: Nordeste, Sudeste, Sul.
- Onde plantar: Praças, parques e jardins.
- Luminosidade: Sol Pleno.
- Solo de plantio: Áreas Alagadas, Áreas Úmidas.
- Porte da árvore: De 4 a 8 metros
- Utilidades: A madeira é utilizada para marcenaria, carpintaria, para usos externos, como estacas e mourões, além de ótima para lenha que produz grane quantidade de calorias, muito utilizada em olarias, padarias e aquecimento de caldeiras.
- Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,61 g/cm³), dura, de textura média, grã ondulada, medianamente resistente e bastante durável.
- Tronco: Tronco geralmente tortuoso, com casca rugosa de cor clara, de 20-30 cm de diâmetro.
- Folha: Folhas compostas bipinadas, com eixo comum (pecíolo + raque) pubescente e canaliculado de 2-12 cm de comprimento.
- Flor: Inflorescências em panículas amplas, de 15-40 cm de comprimento, compostas de racemos de capítulos longo-pedunculados, com flores brancas.
- Fruto: Fruto legume (lomento), 1-5 por capítulo, muito achatado, 4-8 articulados, de 3-6 cm de comprimento.
- Potencial paisagístico: Árvore muito florífera e ornamental, com flores perfumadas e apícolas.
- Fenologia: Floresce durante os meses de janeiro a março. Os frutos amadurecem em abril-junho.
- Propriedades medicinais: Sim. Indicações: asma, bronquite.
- Tempo Médio de Emergência: 15 dias.
- Sementes por Quilo: 105000.
- Sementes por Pacote: 10500.
- Sementes por Cova: 2.
- Mês de Coleta: Junho.
- Classificação: Ortodoxa.
- Longevidade e Armazenamento : Sementes com poder germinativo inicial de 90%, armazenadas em pequenos tamboretes, em câmara seca (13 a 15ºC e 38 a 40% de UR), mantiveram a viabilidade inalterada quatro anos após o armazenamento. Outro lote de sementes, sem determinação do poder germinativo inicial, armazenado em sala, dois anos após a colheita, apresentou 77% de germinação para sementes de cor clara e 14% de germinação para sementes de cor escura.
- Quebra de Dormência: Apresenta dormência tegumentar, sendo recomendada imersão em água quente fora do aquecimento à temperatura de 80ºC, deixando-as em repouso na mesma água, por 18 horas, para embebição. Recomenda-se escarificação mecânica, por pequeno corte com alicate na porção oposta ao eixo embrionário. Neste tratamento, houve 100% de germinação contra 50% da testemunha, verificando-se um aumento na taxa de germinação em sementes tratadas. Recomenda-se também como método de superar a dormência de sementes de maricá, imersão em água quente por um ou cinco minutos, e imersão em ácido sulfúrico por cinco minutos.
- Como Plantar: Colocar as sementes (segmentos das vagens) para germinação logo que colhidas em canteiros de semeadura a pleno sol contendo substrato arenoso. A taxa de germinação geralmente é elevada. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado muito rápido.