- Nome Popular : Tataré, jurema, angico-branco, jacaré, vinhático-de-espinho
- Nome Científico : Chloroleucon tortum
- Família : Fabaceae-Mimosoideae
- Peso do Pacote : 100 Gramas
- Grupo Ecológico : Pioneira
- Ameaça de Extinção : Não Ameaçada
- Origem : Possível endemica do estado do Rio de Janeiro, nas restingas ao longo da costa atlântica.
- Locais de Ocorrência : Sudeste, Sul
- Onde Plantar : Praças, parques e jardins.
- Solo de Plantio : Áreas Secas, Áreas Úmidas
- Porte da Árvore : De 6 a 12 metros
- Utilidades : A madeira tem uso limitado pelas pequenas dimensões, porém própria para obras internas, marcenaria fina, trabalhos de torno e cabos de ferramentas. Árvore bastante ornamental principalmente pela forma e coloração do tronco.
- Madeira : Moderamente pesada, dura, compacta, bastante decorativa, grã irregular, de longa durabilidade quando em ambientes internos.
- Tronco : Canelado, de 30-50 cm de diâmetro, tortuoso, de casca descamante e acinzentada.
- Folha : Compostas, bipinadas, dotadas de 3 pares de pinas, de 5-8 pares de folíolos oblongos, de 10-15 mm de comprimento por 3-5 mm de largura cada. Folhas com glândulas na raque e pecíolo.
- Flor : Brancas e perfumadas, de cálice esverdeado e em forma de sino, de pétalas soldadas e numerosos estames alvos, dispostas em inflorescências globosas ou em espigas cilíndricas.
- Fruto : Seco, do tipo vagem, retorcido em espiral, e que se abre espontaneamente liberando suas sementes.
- Fruto Comestível : Não
- Potencial Paisagístico : É apropriada para o paisagismo principalmente para arborização em áreas urbanas, principalmente em ruas estreitas. Presta-se também para plantios mistos em áreas degradadas.
- Fenologia : Floresce durante os meses de outubro a novembro. A maturação dos frutos ocorre em agosto a setembro com a planta quase totalmente destituída de sua folhagem.
- Tempo Médio de Emergência : 15 Dias
- Sementes por Quilo : 22500
- Sementes por Pacote : 2250
- Sementes por Cova : 1
- Mês de Coleta : Setembro
- Classificação: Ortodoxa
- Quebra de Dormência : Não há necessidade.
- Como Plantar : colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semissombreados contendo substrato organo-arenoso. Melhor irrigar 2 vezes ao dia. A taxa de germinação geralmente é inferior a 20%. Transplantar as mudas para canteiros individuais quando atingirem 3-5 cm de altura. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido, assim em menos de 5 meses ficarão prontas para o plantio definitivo. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado.