- Nome Popular : Taiuva, tajuva, tatajuva, tatajuba, tauba, amora-branca, amoreira, pau-de-fogo.
- Nome Científico : Maclura tinctoria.
- Família : Moraceae.
- Peso do Pacote : 100 Gramas.
- Grupo Ecológico : Pioneira.
- Ameaça de Extinção : Não Ameaçada.
- Origem : Em todo o país.
- Locais de Ocorrência : Todo o país.
- Onde Plantar : Praças, parques e jardins.
- Solo de Plantio: Solos úmidos.
- Porte da Árvore : De 10 a 30 metros.
- Utilidades : indicada para a fabricação de móveis, revestimentos decorativos e peças torneadas; em construção naval, como piso de convés e degraus de escadas; em construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, pisos industriais, marcos de portas e janelas; carpintaria, carroçaria, parquete, marcenaria de luxo; construções externas, postes, esteios, mourões, vigamentos de pontes, dormentes e cruzetas.
- Madeira : Moderadamente pesada (densidade 0,88 g/cm³), dura, flexível, grã revessa, de alta resistência ao ataque de organismos xilógrafos mesmo em condições favoráveis ao apodrecimento.
- Tronco : Tronco de 50/100 cm de diâmetro
- Folha : folhas simples, ovaladas a elípticas, com margens serradas, apresentando a afce inferior de cor verde mais clara, de 8-15 cm de comprimento.
- Flor : inflorescências masculinas em espigas longas e pendentes e femininas globulares, ambas verdes.
- Fruto : composto, com formato irregular, geralmente arredondado ou globoso, adocicado, comestível, com muitas sementes pequenas.
- Fruto Comestível : Sim
- Potencial Paisagístico : Favorece ótima sombra, não pode faltar na composição de reflorestamentos mistos destinados a preservação.
- Fenologia : Floresce a partir de setembro com a planta quase sem folhas, indo até outubro. Os frutos amadurecem em dezembro-janeiro.
- Tempo Médio de Emergência : 15 Dias
- Sementes por Quilo : 384000
- Sementes por Pacote : 38400
- Sementes por Cova : 3
- Mês de Coleta : Dezembro
- Longevidade e Armazenamento : As sementes têm viabilidade de armazenamento bastante curta, devendo ser semeadas assim que colhidas.
- Classificação: Recalcitrante
- Quebra de Dormência : Não há necessidade.
- Como Plantar : Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros semiassombreados contendo substrato organo-argiloso sem sobrir. A taxa de germinação é baixa. O desenvolvimento das mudas no campo é moderado.