Sementes de Aroeira Preta - Myracrodruon urundeuva - 250g
- Nome Popular: Aroeira preta, urundeúva, aroeira, aroeira do sertão, aroeira do campo, aroeira da serra, urindeúva, arindeúva, arendiúva, aderno.
- Nome Científico: Myracrodruon urundeuva.
- Família: Anacardiaceae.
- Peso do Pacote: 250 gramas.
- Grupo Ecológico: Não pioneira.
- Ameaça de Extinção: Não ameaçada.
- Origem: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe.
- Locais de Ocorrência: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul.
- Onde Plantar: Avenidas, praças, parques e jardins.
- Porte da Árvore: De 5 a 10 metros, De 10 a 15 metros.
- Utilidades: Construção Civil, Uso Ornamental.
- Madeira: Madeira muito pesada (densidade 1,19 g/cm³), de grande resistência mecânica e praticamente imputrescível; alburno diferenciado do cerne e facilmente decomposto.
- Folha: A folhagem é fortemente decídua na estação seca, quando a planta encontra-se em floração e frutificação.
- Flor: Inflorescências paniculadas terminais, com flores amareladas.
- Fruto: Frutos aquênios com as sépalas persistentes.
- Fruta Comestível: Não.
- Potencial Paisagístico: Copa de forma piramial, de fácil combinação com outras espécies em parques e jardins. A floração ocorre na estação seca.
- Fenologia: Floresce durante os meses de junho-julho, geralmente com a planta totalmente despida de sua folhagem. A maturação completa dos frutos inicia-se no final do mês de setembro, prolongando-se até o final de outubro.
- Propriedades Medicinais: Sim. É uma das principais plantas da medicina nordestina, conhecida pelo seu uso na forma de semicúpio (banho-de-assento) após o parto, em que emprega o cozimento da entrecasca. Esta mesma preparação é indicada também para o tratamento caseiro de afecções cutâneas e problemas do aparelho urinário e das vias respiratórias. Estudos e observações clínicas permitem recomendar seu uso oral como anti-inflamatório, cicatrizante, indicado no tratamento de ferimentos infeccionados ou não, na pele, nas gastrites, úlcera gástrica, cervicite, vaginites e hemorroidas.
- Tempo Médio de Emergência: 15 dias.
- Sementes por Quilo: 65.000.
- Sementes por Pacote: 16.250.
- Sementes por Cova: 2.
- Mês de Coleta: Outubro.
- Classificação: Recalcitrantes.
- Longevidade e Armazenamento: Em condições naturais, as sementes desta espécie perdem o poder germinativo em pouco tempo.
- Quebra de Dormência: Não necessita.
- Como Plantar: As sementes (frutos) devem ser postas para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros com substrato arenoso enriquecido de matéria orgânica. A germinação é superior a 80%.