Sementes de Chimbuva - Enterholobium timbouva - 250g
Simulador de Frete
- Calcular frete- Nome popular: Chimbuva, timburi, timbaúva, tamboril, orelha de macaco, orelha de negro, tambori, pau sabão, timbaíba, imbaúba, timboúva, timbó, tambaré, timbaúva, ximbó, orelha de preto, tamburé, pacará, vinhático flor de algodão
- Nome científico: Enterholobium timbouva
- Família: Fabaceae-Mimosoideae
- Peso do pacote: 250 gramas
- Grupo ecológico: Pioneira
- Ameaça de extinção: Não ameaçada
- Bioma: Cerrado, Mata Atlântica
- Origem: Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins
- Locais de ocorrência: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul
- Onde plantar: Praças e parques.
- Solo de plantio: Áreas Úmidas
- Porte da árvore: De 20 a 25 metros, De 25 a 30 metros, De 30 a 35 metros
- Utilidades: Caixotaria, Para Sombra
- Madeira: Leve (densidade 0,54 g/cm³), macia ao corte, grã direita para irregular, pouco resistente, medianamente durável, com alburno diferenciado.
- Tronco: Tronco de 80-160 cm de diâmetro, revestido por casca fina de cor acinzentada com ritidoma lenticelado e levemente estriado.
- Folha: Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas bipinadas, com 2-7 jugas.
- Flor: Flores brancas, dispostas em umbelas axilares.
- Fruto: Fruto vagem negra, contorcida e indeiscente, com sementes duras e amareladas.
- Fruto comestível: Não
- Potencial paisagístico: Não possui grande potencial paisagístico.
- Fenologia: Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até novembro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de junho-julho, entretanto permanecem na árvore mais alguns meses
- Tempo médio de emergência: 15 dias
- Sementes por quilo: 1460
- Sementes por pacote: 365
- Sementes por cova: 1
- Classificação: Ortodoxa
- Mês de coleta: Setembro
- Longevidade e armazenamento: Sementes com germinação inicial de 90%, armazenadas em pequenos tamboretes em câmara fria (3 ºC a 5 ºC e 92 % UR), apresentaram 50% de germinação após 9 anos de armazenamento.
- Quebra de dormência: A timbaúva apresenta semente dura com dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água e, às vezes, combinada com dormência embrionária. Durante o processo de maturação as sementes de timbaúva germinam sem tratamento para superar a dormência, porque o tegumento é permeável e o teor de umidade da semente é alto, 22%. Quando maduras, as sementes apresentam dormência tegumentar, sendo portanto recomendados os seguintes tratamentos pré-germinativos: desponte ou escarificação manual; escarificação mecânica com papel de lixa fina; escarificação com ácido sulfúrico concentrado por tempos de cinco a 20 minutos ou ácido sulfúrico a 75% por tempos de quinze a 90 minutos; imersão em água quente fora do aquecimento a 80ºC e repouso por doze horas, para embebição, e imersão em água a temperatura ambiente por tempos de 24 a 72 horas. Sementes que não foram submetidas a tratamento de superação da dormência apresentam germinação nula ou baixa e desuniforme.
- Como plantar: Semeá-las em canteiros ou embalagens individuais mantidos em ambiente semi-sombreado e contendo substrato organo-arenoso. Em seguida cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. O índice de germinação é superior a 25%. O desenvolvimento das plantas no campo é extremamente rápido.