Sementes de Paricá - Schizolobium amazonicum - 500g
Simulador de Frete
- Calcular frete- Nome popular: Canafista, canafístula e fava-canafístula, guapuruvu-da-amazônia, paricá-da-amazônia, paricá-da-terra-firme e pinho-cuiabano, faveira, paricá, paricá-grande e bandarra.
- Nome científico: Schizolobium amazonicum
- Família: Fabaceae - Caesalpinioideae
- Peso do pacote: 500 gramas.
- Grupo ecológico: Pioneira.
- Ameaça de extinção: Não ameaçada.
- Origem: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo.
- Locais de ocorrência: Norte, Sudeste, Sul.
- Onde plantar: Praças, ruas, bosques e calçadas.
- Solo de plantio: Áreas úmidas.
- Porte da árvore: De 20 a 25 metros, De 25 a 30 metros.
- Utilidades: Caixotaria, Construção Civil, Florada Atraente, Marcenaria.
- Tronco: É bem formado e reto. Nas árvores jovens, o tronco tem coloração verde acentuada e com cicatrizes transversais deixadas pela queda das folhas. As vezes, apresenta sapopemas basais. O fuste mede até 25 m de comprimento.
- Folha: São longipecioladas, bipinadas, grandes (de 60 cm a 150 cm de comprimento), tem um raque lenhoso e elegante quando jovem, mas nos indivíduos velhos as folhas diminuem consideravelmente de tamanho, com muitas pinas e geralmente com 15 a 20 pares de folíolos oblongos, de 2 cm a 3,5 cm de comprimento; o pecíolo é viscoso. As gemas e folhas tenras apresentam consistência pegajosa.
- Flor: São de coloração amarela-clara, de aroma doce, zigomorfas, medindo de 2 cm a 2,2 cm de comprimento.
- Fruto: é uma criptosâmara, em forma espatulada, oblanceolada, aberta até o ápice; mede de 6 cm a 10 cm de comprimento por 1,5 cm a 3 cm de largura; produz de uma a duas sementes por fruto.
- Fruta comestível: Não.
- Potencial paisagístico: Possui características ornamentais.
- Fenologia: Floresce a partir do final de Agosto com a planta totalmente sem folhas, prolongando-se até meados de Outubro. Os frutos amadurecem em Abril-Julho.
- Propriedades medicinais: Não.
- Tempo médio de emergência: 15 dias.
- Sementes por quilo: 500
- Sementes por pacote: 250
- Sementes por cova: 1
- Mês de coleta: Maio
- Classificação: Ortodoxa
- Longevidade e armazenamento: Não
- Quebra de dormência: Imersão em água quente a 85º C + 10 min., seguido de imersão em água na temperatura ambiente por 12 horas. Escarificação manual ou mecânica, seguido de imersão em água na temperatura ambiente por 24 horas. Com a quebra da dormência das sementes, a germinação inicia ao terceiro dia, após sua semeadura, prolongando-se até 15 dias, com um tempo médio de 8 dias.
- Como plantar: Escarificar as sementes antes da semeadura; isso pode ser obtido lixando-se o ápice oposto ao embrião ou fervendo-as durante 4-10 minutos e deixando-as depois na água por 1-2 dias. Semeá-las em seguida diretamente em recipientes individuais contendo substrato argiloso.