Muda de Pupunha - Bactris gasipaes
Simulador de Frete
- Calcular freteA pupunheira é uma palmeira multicaule, nos indivíduos adultos, com a ocorrência de espinhos finos e pontiagudos, exceto nos indivíduos inermes.
- Vantagens: A palmeira pupunha rebrota, o que permite o corte continuado para a produção de palmito. Mais rústica, pode ser cultivada a pleno sol.
- Precocidade: Com o primeiro corte a partir de 18 a 24 meses após plantio;
- Perfilhamento da planta mãe: Chegando a mais de 15 perfilhos, o que permite repetir os cortes nos anos subsequentes, sem necessidade de replantio da área;
- Qualidade do Palmito: Geralmente o palmito tem comprimento de 40 cm e diâmetro entre 1,5 ? 4 cm, sendo muito macio e saboroso;
- Lucratividade: Quando plantado e conduzido adequadamente, um hectare produz de 5.000 a 12.000 palmitos por ano.
Segurança para o produtor, pois o palmito pode ser deixado no pé ou quando cortado pode ser processado, envasado e guardado para ser comercializado quando o mercado se encontrar mais propício.
- Nome Popular: pupunha, pupunheira e pupunha-verde-amarela.
- Nome Científico: Bactris gasipaes.
- Origem: Nativa da Amazônia.
- Porte da Árvore: 20 metros.
- Folha: Folhas geralmente em número de 20 por indivíduo, pinado-crispadas, de 3 a 4m de comprimento, com a raque e a bainha revestidas de espinhos bem pequenos nos segmentos.
- Flor: As inflorescências nascem abaixo das folhas e são protegidas por espatas densamente espinhosas. Cada indivíduo pode emitir de 8 a 10 inflorescências; porém, o mais frequente é de 3 a 4 . As flores masculinas são em número muito superior ao das femininas, sendo estas bem maiores; ocasionalmente são encontradas, entre dois tipos, algumas flores hermafroditas. Na antese, as flores exalam um cheiro característico pelo qual são atraídos os insetos polinizadores, aos milhares.
- Fruto: tamanho e cor variáveis; quando maduros podem ter o epicarpo (casca) vermelho, amarelo, alaranjado ou totalmente verde; quanto à forma podem ser globosos, ovóides ou cônico-globosos, tendo a base mais ou menos aplanada, cálice persistente; o tamanho varia de 1 a 1,5 cm de diâmetro nos frutos sem caroço (partenocárpicos) a até 7 cm nos frutos normais; o mesocarpo é amarelo-alaranjado, espesso, carnoso-amiláceo, as vezes mais ou menos fibroso, oleoso ou não. Característica importante desta planta é a sua capacidade de perfilhamento, sendo comum encontrar exemplares com 5 perfilhos.
- Fruto Comestível: sim.