Sementes de Jatobá - Hymenaea courbaril - 250g
Contém 1 pacote de 250 gramas com cerca de 63 sementes de Jatobá - Hymenaea courbaril. Certificada pelo Renasem - MAPA.
Product ID: 577
Product SKU: 577
New
In stock
/>

Sementes de Jatobá - Hymenaea courbaril - 250g
Ref: Jatobá - Semente
- Nome popular: Jatobá, jataí, jataí-amarelo, jataí-peba, jataí-vermelho, jitaí, farinheira, jataíba, burandã, imbiúva, jatobá-miúdo, jatobá-de-catinga.
- Nome científico:Hymenaea courbaril.
- Grupo ecológico: Não pioneira.
- Ameaça de extinção: Quase ameaçada
- Origem: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo.
- Locais de ocorrência: Nordeste, Sudeste, Sul.
- Onde plantar: Ruas, avenidas, praças, parques e jardins.
- Luminosidade: Sol pleno.
- Solo de plantio: Áreas úmidas.
- Porte da árvore: De 15 a 20 metros.
- Utilidades: A madeira é empregada na construção civil, como vigas, caibros, ripas, para acabamentos internos, como marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos, para confecção de artigos de esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias e móveis.
- Madeira: Pesada (densidade 0,96 g/cm³), muito dura ao corte, de média resistência ao ataque de inseto xilófagos sob condições naturais; alburno branco-amarelado, espesso e nitidamente diferenciado do cerne.
- Tronco: Tronco de até 1 m de diâmetro, revestido por casca com ritidoma lenticelado.
- Folha: Folhas alternas, compostas bifoliadas, com folíolos cartáceos, glabros, brilhantes, de 6-14 cm de comprimento.
- Flor: Flores brancas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em racemos apicais curtos.
- Fruto: Fruto legume indeiscente, sublenhoso, marrom, com 2-4 sementes duras envoltas por uma polpa farinácea, de cor amarela, adocicada e com forte odor.
- Fruta comestível: Sim.
- Potencial paisagístico: Belo formato de copa, que produz boa sombra. Os frutos alimentam a avifauna.
- Fenologia: Floresce durante os meses de outubro-dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de julho.
- Propriedades medicinais: Sim. Recomenda-se seu chá contra diarreia, disenteria e cólicas intestinais. Recomenda-se também o chá de suas folhas contra afecções das vias urinárias, prostalite e cistite crônica. Nos EUA esta planta é usada como um energético natural e como remédio para problemas respiratórios como asma, laringite e bronquite, como descongestionante e fungicida, para o tratamento da bursite, infecções da bexiga, hemorragias, infecções fúngicas, artrites e infecção da próstata. As folhas e a casca desta planta possuem um grupo de fotoquímicos denominados terpenos e fenólicos com propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas, moluscicidas comprovadas em vários estudos, o que valida sua longa história de uso contra vários males.
- Tempo Médio de Emergência: 15 dias.
- Sementes por Quilo: 250.
- Sementes por Pacote: 63.
- Sementes por Cova: 1.
- Mês de Coleta: Agosto.
- Classificação: Ortodoxa.
- Quebra de Dormência: A semente requer os tratamentos para a superação da dormência: escarificação com ácido sulfúrico concentrado por 30 minutos; escarificação mecânica na região próxima ao embrião (lateral e desponte) com abrasivo; escarificação apical tratada com fungicida e imersão em água em temperatura ambiente por sete a dez dias. A escarificação química com ácido e o choque de temperatura alta foram mais eficientes que a escarificação mecânica e o choque de temperatura baixa na quebra de dormência das sementes. A escarificação permite germinação mais elevada e mais uniforme, principalmente quando as sementes permanecem mais doze horas em imersão em água fria para embebição.
- Como Plantar: Devem ser semeadas em canteiros ou diretamente em embalagens individuais contendo substrato argiloso e cobertas com mais ou menos 1 cm do substrato. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.